Museu da Emigração Açoreana


MUSEU DA EMIGRAÇÃO AÇORIANA CELEBRA 10.º ANIVERSÁRIO A 9 DE SETEMBRO

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande

O Museu da Emigração Açoriana, inaugurado a 9 de setembro de 2005, comemora na próxima quarta-feira o 10.º aniversário, efeméride que será assinalada ao longo do dia com um conjunto de atividades para toda a família.

Entre as 10.00 e as 16.00 horas haverá atividades para os mais pequenos nas piscinas municipais e entre as 19.00 e as 23.00 horas a animação estará concentrada no Museu da Emigração Açoriana onde também estará patente uma exposição alusiva ao tema.

No mesmo dia será apresentado o novo site do Museu da Emigração Açoriana, com novas funcionalidades, um dos vários projetos desenvolvidos ao longo de uma década de vida e por onde já passaram cerca de 25 mil pessoas.

Entre os projetos realizados ganham relevo a base de dados online sobre as fichas de emigrantes e os requerimentos do século XIX da emigração. Para além destes, foram realizadas acções informativas nas escolas e exposições itinerantes pelas ilhas dos Açores e comunidades açorianas na costa leste dos Estados Unidos da América.

Muito do espólio que pode ser visitado no Museu da Emigração Açoriana foi doado por Mota Amaral, Graça Castanho, Al Ferreira, Afonso Maria Tavares, Manuel Rodrigues, José Couto, Francisco Andrade, Clarêncio de Melo, Manuel Estrela e Edgar Rebelo.

O Museu da Emigração Açoriana surgiu há dez anos impulsionado por José Carlos Teixeira, Manuel Estrela, João Luís Pacheco, José de Mello, António Pedro Costa e Mota Amaral. Conta com diversas parcerias públicas onde se destacam as direções regionais das Comunidades e da Juventude, as universidades dos Açores e de Darthmouth, as associações de emigrantes e imigrantes dos Açores e a SATA.

 

http://www.azorestoday.com/2015/09/04/museu-da-emigracao-acoriana-celebra-10-o-aniversario-a-9-de-setembro/

Related Works.

Loading

Ofertas de emigrantes aumentam espólio de museu nos Açores

Ofertas de emigrantes aumentam espólio de museu nos Açores